O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, admitiu hoje, no Parlamento, que "Portugal tem um excesso de equipamentos culturais" e muitos deles não estão aproveitados.
Das 70 salas da rede de cine-teatros, só sete cumprem as exigencias para ter acesso às verbas do QREN-Quadro de Referência Estratégico Nacional: ter 150 eventos programados e cinco mil espetadores, disse o secretario de Estado da Cultura na comissao parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.
"Há um problema sério com os cine-teatros", lamentou. "Portugal tem excesso de equipamentos culturais. Lamento ser politicamente incorreto", continuou Francisco José Viegas, avisando que poderá não haver público para tantos espaços.
Vamos assistir ao estrangulamento financeiro de muitas autarquias" se a sustentabilidade dos cine-teatros não for assegurada, disse.
O tutelar da pasta da Cultura falou ainda da área do livro e das bibliotecas como um segmento central do seu trabalho, mas também aqui admitiu problemas.
"As bibliotecas da rede péblica vivem um periodo de crise e precisam de um novo plano", afirmou.
Como razões dessa crise apontou a mudança dos hábitos de leitura e o crescimento da rede de bibliotecas escolares, que atualmente são concorrentes das bibliotecas públicas, reconheceu.
In: http://www.ionline.pt/conteudo/139492-portugal-tem-um-excesso-equipamentos-culturais
Sem comentários:
Enviar um comentário