quarta-feira, março 30, 2011

Organizando o ano lectivo de 2011-2012

Saiu em DR o despacho que orientará o funcionamento do próximo ano lectivo, também conhecido como OAL - Organização do Ano lectivo).
Despacho n.º 5328/2011. D.R. n.º 61, Série II de 2011-03-28
Ministério da Educação - Gabinete da Ministra
Estabelece regras e princípios orientadores a observar, em cada ano lectivo, na organização das escolas e na elaboração do horário semanal de trabalho do pessoal docente em exercício de funções no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, bem como na distribuição do serviço docente correspondente
PDF - http://dre.pt/pdf2sdip/2011/03/061000000/1451914526.pdf
 As bibliotecas aparecem no artigo 13
Sendo um documento tipificado ao longo dos anos, a sua leitura passa sempre por tentar descobrir as diferenças  relação ao ano transacto.
O artigo 13º (no ano actual era o 9º)  tem sofrido algumas alterações mínimas mas com algum significado. Se o ponto 1 apenas teve a actualização na referências aos diplomas legais que actualizaram a portaria 756/2009, já no ponto dois podemos fazer um exercício sobre as evoluções recentes do fraseado. E está melhor!

2011-2012 - O ponto 2 fica agora assim:
"2- Na designação dos docentes que, para além do professor bibliotecário, integram a equipa da BE deve ser dada preferência a docentes de carreira, com formação em bibliotecas escolares, sem serviço lectivo atribuído ou com horário com insuficiência de tempos lectivos." (Despacho n.º 5328/2011. D.R. n.º 61, Série II de 2011-03-28)
(aqui o professor bibliotecário é um dos elementos da equipa da BE, a formação específica é referida como critério para fazer parte da equipa... mas professor bibliotecário aparece no singular)
Note-se que a primeira proposta deste despacho era algo estranha pois parecia não incluir o professor bibliotecário nas equipas nem considerava a formação específica um critério para fazer parte dessas equipas:
"2- Na designação da equipa de docentes que integram a equipa da BE deve ser dada preferência a professores do quadro sem serviço lectivo atribuído ou com horário com insuficiência de tempos lectivos." (1ª proposta do despacho para 2011-2012)

 2010/2011 - O despacho em vigor dizia o seguinte no ponto 2:
"2- Na designação dos professores bibliotecários e da equipa de docentes que integram a equipa da BE, bem como na designação prevista no artigo 14.º da Portaria n.º 756/2009, de 14 de Julho, e cumprindo os critérios relativos ao procedimento interno de designação, deve ser dada preferência a professores de carreira sem serviço lectivo atribuído ou com horário com insuficiência de tempos lectivos." (Despacho 11120-B/2010 . D.R. n.º 129, Série II de 2010-07-06)
(Aqui o professor bibliotecário e equipa da BE são tidos como entidades diferentes, a formação específica não é referida como critério... mas professor bibliotecário aparece no plural)
Nota final: é bom ver um documento legal ser publicado apenas com aplicação, e com o devido tempo, para o ano lectivo seguinte. No caso deste tipo de despacho, Julho era a data usual o que não trazia vantagens para a preparação do ano lectivo. Boa leitura do documento e que seja bem analisado e incorporado nas normas internas das escolas.
Que este seja um bom exemplo para governantes futuros!
In: http://bibliotequices.blogspot.com/2011/03/organizando-o-ano-lectivo-de-2011-2012.html

Seminário CDU

O Consorcio CDU promoverá o “Seminário CDU 2011 Classificação e ontologia”.
O tema central busca explorar os métodos de modelagem de ontologias e suas aplicações nas linguagens de classificação bibliográfica. O evento será realizado na Biblioteca Nacional dos Países Baixos e o idioma oficial do evento é o inglês.

Maiores informações no sitio do evento:  http://seminar.udcc.org/2011/index.htm

Moderna Biblioteca escolar: Escola SESC de Ensino Médio - Rio de Janeiro, Brasil

Arquitetura caminha entre a extroversão e o racionalismo
"Um lote de 131 mil metros quadrados, localizado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, abriga desde o início de 2008 a Escola Sesc de Ensino Médio (Esem). Luiz Eduardo Índio da Costa é o autor do projeto arquitetônico, que tem como premissa favorecer, ambiental e socialmente, a permanência integral de alunos e professores no complexo educacional. "
(Texto de Evelise Grunow)
Nossos colegas bibliotecários do Blog brasileiro Bibliotecários Sem Fronteiras (BSF) postaram fotos que mostram o belíssimo interior da Biblioteca:

Veja as foto em:
http://bsf.org.br/2011/03/23/biblioteca-escola-sesc-ensino-medio-indio-costa/

Saiba mais sobre a Escola e o Projeto em:
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/indio-da-costa-audt-escola-sesc-esem.html

In: http://a-informacao.blogspot.com/2011/03/moderna-biblioteca-escolar-escola-sesc.html

quinta-feira, março 24, 2011

Novidades na Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos

No sentido de dar a conhecer a história, cultura e tradições do concelho de Figueiró dos Vinhos, a Biblioteca Municipal deste município acaba de lançar mais um serviço digital, utilizando o YouTube, conhecido site de referência em matéria de partilha de vídeos na Internet.

Além de terem de constituir um fundo documental pertinente e actual, tematicamente diversificado e eclético, que vá ao encontro das necessidades de informação da comunidade, as bibliotecas públicas devem também ter como objectivo prioritário a constituição de colecções de interesse local, designadas de Fundo Local. Este fundo é decisivo para a conservação da memória colectiva local.

O Fundo Local é um dos aspectos essenciais das colecções das bibliotecas públicas. Estes recursos documentais de interesse local são muito específicos, reflectem a actividade de uma determinada comunidade e as características do concelho e da região em questão. O seu valor está exactamente no seu carácter único e no papel vital que desempenha para o conhecimento da memória colectiva da comunidade e, por conseguinte, da sua identidade. Sendo esta uma colecção irrepetível em outras bibliotecas, torna-se o bem informativo mais precioso que as bibliotecas públicas podem oferecer ao mundo globalizado da Internet.

Com uma forte presença na Internet e apostando no Fundo Local como elemento diferenciador e de atracção de novos utilizadores, a Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos é provavelmente caso único no panorama bibliotecário português ao nível dos múltiplos serviços que tem desenvolvido com base no seu Fundo Local. Actualmente, à distância de um clique e em qualquer parte do mundo, é possível aceder a um sem número de recursos informativos sobre Figueiró dos Vinhos através dos seguintes canais:
Sítios da Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos:
http://www.bmfigueirodosvinhos.com.pt/

Europeana

http://www.europeana.eu/portal/brief-doc.html?embedded=&start=1&view=table&query=figueir%C3%B3+dos+vinhos

Flickr
http://www.flickr.com/photos/bmfigueirodosvinhos

YouTube
http://www.youtube.com/bmfigueirodosvinhos

delicious
http://www.delicious.com/bmfigueirodosvinhos/figueir%C3%B3.dos.vinhos?page=1

quarta-feira, março 23, 2011

segunda-feira, março 21, 2011

Biblioteca de Coimbra “pelas costuras”

A existência de duas bibliotecas em Coimbra beneficiárias do depósito legal "não faz qualquer sentido", critica o director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Carlos Fiolhais, apelando à racionalização de custos, com a fusão da biblioteca da universidade com a biblioteca municipal.

"Isso permitiria poupar muito" e garantiria um melhor tratamento e disponibilização dos fundos, considera Carlos Fiolhais, sublinhando que falta espaço para tantos livros e outras publicações, pelo que a biblioteca da Universidade "está a rebentar pelas costuras".
Carlos Fiolhais alerta ainda que publicações em suporte electrónico correm o risco de se perder, pois não há "depósito legal" nem outro mecanismo que garanta a sua preservação futura. "À semelhança do que sucede com as publicações em papel, também as edições em DVD, CD ou o BD carecem de meios para a sua salvaguarda", refere.


sábado, março 19, 2011

Dia Mundial da Poesia

21 de Março é o Dia Mundial da Poesia. Numa iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e do Centro Cultural de Belém, este dia será comemorado no dia 20 de Março (próximo Domingo) com um vasto conjunto de actividades.
Neste dia, entre as 11h00 e as 19h00, no Centro Cultural de Belém haverá leitura de poemas, oficinas, feira do livro, maratona de leitura, concurso de poesia, entre outras iniciativas.
Destaque para a exposição do artista Mário Botas, O Jogo e o Caos, cuja obra cruza o universo plástico com o universo poético e literário.

sexta-feira, março 18, 2011

BIBLIOTECAS ESCOLARES: Brasil e Portugal – Diretrizes e Orientações para Formação/Construção de Bibliotecas Escolares

Poderá ter interesse...

Resumo:
A análise comparativa das bibliotecas escolares em Portugal e no Brasil, a partir do exame das principais diretrizes e orientações internacionais de organizações biblioteconômicas e das delimitações institucionais dos órgãos governamentais de ambos os países, ilustra as lacunas e os avanços nos quais essas duas realidades nacionais distintas se interrelacionam no tocante às políticas para bibliotecas escolares.

Ver em:
http://rabci.org/rabci/node/87

Bibliotecas públicas: demasiado preciosas para destruir!

É o discurso cultural do momento em Inglaterra. Face aos cortes financeiros no país as bibliotecas estão a ser seriamente afectadas levando ao encerramento de muitas dependências. Em Oxford a ideia passa ainda por entregar as bibliotecas a serviço voluntário deixando de contar com os serviços dos profissionais de biblioteca.
Philip Pullman (autor de "His Dark Materials" e "The Golden Compass") não se conteve e, numa reunião a 20 de Janeiro, foi implacável em defesa das bibliotecas de Oxford:
I love the public library service for what it did for me as a child and as a student and as an adult. I love it because its presence in a town or a city reminds us that there are things above profit, things that profit knows nothing about, things that have the power to baffle the greedy ghost of market fundamentalism, things that stand for civic decency and public respect for imagination and knowledge and the value of simple delight.


Read more: http://bibliotequices.blogspot.com/2011/02/bibliotecas-publicas-demasiado.html#ixzz1GsKD23ZZ

Read more:
http://bibliotequices.blogspot.com/2011/02/bibliotecas-publicas-demasiado.html#ixzz1GsJxGE5T
 

quarta-feira, março 16, 2011

“Os livros resistirão às tecnologias digitais”

Entrevista de Cristina Zahar – Revista Nova Escola – Agosto de 2007

O especialista em história da leitura Roger Chartier concedeu uma entrevista interessante a Cristina Zahar, da revista Escola. Com sua lucidez e bom senso permanentes, o pesquisador diz acreditar que a Internet pode-se transformar em aliada dos textos, por permitir a sua divulgação em grande escala; que nunca se leu tanto como hoje – ainda que, muitas vezes, sejam outros os textos; e que depende da sociedade, dos responsáveis pelas políticas culturais e pela educação, contribuir na definição do melhor caminho possível para o futuro da cultura impressa, que, para ele, não irá desaparecer.

Consultar aqui a entrevista:

V Encontro de CTDI intitulado “Informação. Economia. Poder”

Exm.os Senhores

No dia 14 de Abril, a Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI), da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), irá organizar o seu V Encontro de CTDI intitulado “Informação.Economia.Poder”.

De acordo com a tradição deste evento, é objectivo da organização dinamizar um fórum de análise e discussão de temas relacionados com a Ciência da Informação.

No actual contexto socioeconómico, a Informação enquanto recurso estratégico tem assumido uma importância fulcral, possibilitando o desenvolvimento de diversos campos de actuação e de reflexão.

O V Encontro de CTDI conta com a presença de oradores, nacionais e estrangeiros, com experiência e conhecimento na análise da informação enquanto recurso estratégico, na relação da informação com o comportamento organizacional e com a informação empresarial.

O Encontro terá lugar no Auditório da ESEIG, em Vila do Conde.

Atendendo à actualidade e pertinência da temática, gostaríamos de contar com a presença de V/ Exs. bem como com a V/ colaboração para a divulgação do evento.

Para informação mais detalhada acerca do V Encontro de CTDI, incluindo o Programa e modalidades de inscrição, pode consultar o sítio do evento em
http://www.eseig.ipp.pt/ctdi2011/ .

Para esclarecer qualquer dúvida, pode enviar um e-mail para
ctdi2011@eseig.ipp.pt.

Gratos pela atenção.

Com os mais cordiais cumprimentos,

Pel´Organização do V Encontro de CTDI
Susana Martins

BAD MANIFESTA APREENSÃO PELOS SINAIS DE DESINVESTIMENTO NO PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

O Conselho Directivo Nacional da Associação  Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) vem comunicar a tomada de posição pública sobre a Portaria nº 76/2011, de 15 de Fevereiro, do Ministério da Educação.
 
BIBLIOTECAS ESCOLARES – PORTARIA N.º 76/2011
TOMADA DE POSIÇÃO PÚBLICA DA BAD
 
1.  A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), enquanto estrutura representativa dos profissionais de informação e documentação portugueses, tem apoiado convictamente, desde a sua criação, o Programa Rede de Bibliotecas Escolares, e por diversas vezes apresentado publicamente tomadas de posição, tal como aconteceu durante o último Congresso Nacional, relativamente à portaria n.º 756/2009, de 14 de Julho. Face ao conteúdo da portaria n.º 76/2011, de 15 de Fevereiro, que no ponto 2, do artº 2º, define que o Professor-Bibliotecário deve assegurar a leccionação de uma turma, a BAD manifesta a sua profunda apreensão, pelos sinais de claro desinvestimento que esta decisão representa.
2.  Centenas de bibliotecas escolares, elementos essenciais do processo educativo, contarão, a partir de Setembro próximo, com menos tempo de trabalho de todos quantos se empenham no seu desenvolvimento, deixando objectivamente milhares de alunos, com piores condições de aprendizagem.
3.  A publicação da referida portaria, menos de um ano depois de se ter verificado a redução dos recursos humanos das bibliotecas escolares (portaria n.º 558/2010, de 22 de Julho), indicia uma inflexão de rumo relativamente a estas, podendo  comprometer investimentos significativos  que, desde 1996, diferentes Governos têm conseguido concretizar, com resultados comprovados.
4.  A BAD alerta para o perigo de se persistir em medidas que poderão comportar graves consequências para as bibliotecas escolares, estruturas essenciais ao desenvolvimento da literacia, das competências de informação e do processo de ensino-aprendizagem dos alunos; 
5.  Assumimos assim o compromisso de continuar a acompanhar atenta e criticamente as políticas aplicadas às Bibliotecas em geral e, neste caso, particularmente às Escolares, manifestando um firme apoio aos que nelas trabalham, persistentes e determinados a melhorar a qualidade dos serviços que prestam.”
 
Fonte:

Estou de volta...

Depois de algum tempo resolvi que era tempo de voltar a partilhar mais informação.

Obrigada por aqui virem.

Claro que peço as vossas sugestões, sempre :)

Susete