O Plano Nacional de Leitura (PNL) já escolheu a nova lista de livros recomendados para os professores para o ano lectivo 2011/2012.
No total são mais de 2.000 títulos, seleccionados entre milhares, para crianças e adolescentes, mas também para os adultos que frequentam os centros Novas Oportunidades.
O Plano Nacional de Leitura, comissariado por Fernando Pinto do Amaral, foi criado em 2006 com o objectivo de desenvolver nos jovens competências nos domínios da leitura e da escrita.
Anualmente, o PNL propõe centenas de livros técnicos, informativos, de ficção, poesia, álbuns ilustrados, romances, clássicos da literatura portuguesa e estrangeira, que servem de orientação para os professores ao longo de um ano lectivo.
Entre os livros recomendados para ler em voz alta aos mais pequenos constam títulos de David McKee, Leo Lionni, Eric Carle, Lucy Cousins, Jutta Bauer, Quentin Blake, quase todos autores premiados.
A eles juntam-se os portugueses Alice Vieira, José Jorge Letria, Isabel Minhós Martins, António Torrado, António Mota, Manuela Bacelar, Luísa Ducla Soares.
Para as leituras orientadas na sala de aula são propostos, por exemplo, o clássico para a infância O livro da Tila, de Matilde Rosa Araújo, e O papão no desvão, de Ana Saldanha, que valeu a Yara Kono o Prémio Nacional de Ilustração. Há ainda textos tradicionais dos irmãos Grimm, de La Fontaine ou de Hans Christian Andersen, e obras incontornáveis como A fada oriana e A floresta, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Para os alunos do ensino secundário, são sugeridos títulos de José Saramago, Jorge de Sena, Samuel Beckett, José Eduardo Agualusa, poesia de Herberto Helder, Cervantes e Homero.
Algumas das obras presentes nas listas do Plano Nacional de Leitura, fazem parte do fundo bibliográfico da BME.
Fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário