sábado, julho 23, 2011

PNL admite existência de autocolantes falsos e em livros não recomendados

Anualmente, o Plano Nacional de Leitura elabora listas de livros recomendados para professores e educadores para o ano lectivo em curso, destinados a crianças dos seis meses aos 16 anos, e ainda a adultos que frequentam os centros Novas Oportunidades. No total são mais de 2.000 títulos escolhidos entre os milhares de livros que as editoras enviam para a equipa do Plano.
Além desta selecção, o Plano Nacional de Leitura disponibiliza autocolantes oficiais que as editoras podem colar na capa dos livros que estão recomendados em cada ano. Esse autocolante oficial tem escrito "PNL Ler +".
Segundo um elemento da equipa do PNL, Conceição Barros, que afirmou à agência Lusa, existem diversas situações ilegais de editoras que colocam nos livros pequenos autocolantes não oficiais com referência ao Plano e outras que colocam autocolantes em livros que não foram recomendados.
"Todos os autocolantes que não tenham isto escrito não são os oficiais do Plano Nacional de Leitura. Já vimos autocolantes a dizerem 'autor recomendado pelo PNL', ora o plano não recomenda autores, recomenda livros de autores, o que é muito diferente", disse Conceição Barros.
Conceição Barros admitiu que a existência desse autocolante num livro chama a atenção do comprador, porque é uma espécie de certificado de garantia, mas o consumidor "também não se deixar ir só pelo autocolante", tem que se informar.
Não são muitas as editoras infractores, referiu a responsável, mas algumas fizeram "ouvidos moucos" à recomendação do PNL e é difícil ao programa controlar todas as situações.
Todos os livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura podem ser consultados na página oficial em http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/.



Fonte: Público

Sem comentários: